O investimento na primeira infância e a equação de Heckman

Ao cidadão descrente com a política nacional, e, principalmente, com as nossas caricaturas políticas, o tema da educação parece mais um discurso eleitoreiro. Eleição após eleição, todos eles nos prometem um maior investimento e atenção ao sistema educacional. Porém, os resultados apresentados são sempre os mesmos: evasão escolar, professores com baixa autoestima, indicadores de desempenho deteriorando-se etc.

Diante deste cenário é importante que fiquemos longe dos discursos populistas e demagógicos. A educação tem um papel de suma importância para o desenvolvimento de um país, os “micro dados” comprovam isto! James Heckman, laureado com o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas, passou grande parte da sua vida estudando os retornos sobre o investimento em educação de um indivíduo. Como demonstra a curva de Heckman, abaixo, o maior retorno social acontece na primeira infância, 1 aos 5 anos de idade. Durante esse período, o indivíduo desenvolve a maior parte de suas habilidades interpessoais e cognitivas. É uma fase tão importante para a produtividade de um trabalhador, que se tornou uma estratégia de crescimento econômico adotada pelos países.

Alguns resultados encontrados a a partir do investimento na primeira infância:

  • Crianças que participaram do programa da Perry School, projeto educacional de alta qualidade voltado para minorias, em sua vida adulta, obtiveram retornos de 7 a 10% maiores por ano através de uma maior escolaridade e profissionalização.

  • Outros pesquisadores encontraram nos mesmos participantes do programa um retorno, aos 20 anos, de U$ 48.000,00 para a sociedade pela redução de custos médicos, aprisionamento etc. O retorno estimado, no program Perry School, é de U$ 7,00 para cada 1 dólar gasto.

 

Neste sentido, para o Brasil, maiores investimentos na primeira infância resultariam em incrementos de produtividade, e, consequentemente, uma maior renda ao trabalhador. O país gasta 6% do PIB com educação, maior que seus países pares, aqueles de mesmo desenvolvimento socioeconômico, e obtém resultados piores. Hoje, segundo a OCDE, o país gasta em torno de U$ 15.000,00 em estudantes do ensino superior e apenas U$ 3.000,00 por aluno do ensino básico. Seguindo os estudos e experiências internacionais, o Brasil deve inverter o atual estado e passar a investir mais na primeira infância, onde o retorno sobre toda sociedade é maior.

Retorno do investimento sobre cada fase educacional

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